6 Junho 2012

Exercícios para aliviar a ansiedade

Postado por Rachel na categoria: Doenças comuns; Esporte e exercício; Exercício; Saúde mental .

exercicios-para-aliviar-a-ansiedade

A pratica de exercícios físicos é excelente para desfrutar de um estado físico muito mais saudável, mas também está comprovado o efeito positivo do exercício a nível psíquico, o exercício é uma alternativa terapêutica muito viável para aquelas pessoas que sofrem de ansiedade.

Levando a cabo um programa de exercício de tão só algumas semanas podem aliviar os sintomas da desordem de ansiedade.

Junto com os tratamentos, os medicamentos e as terapias comportamentais, conseguem-se resultados limitados e com algumas complicações, como o gasto ou os efeitos adversos.

Um estudo levado a cabo recentemente separou a 30 mulheres sedentárias com ansiedade: dois grupos realizam atividade física e o outro grupo foi controlado sozinho.

O grupo que se exercitou fez duas seções semanais de treinamento com pesas por seis semanas, começando à metade de sua capacidade máxima e logo foi incrementado a um 5% por semana. As mulheres que realizaram exercícios aeróbicos, praticaram bicicleta duas vezes por semana para exercitar a mesma zona corporal durante 16 minutos também por seis semanas.

Os médicos que analisaram às mulheres desconheciam os exercícios que realizava cada uma, estudou o diagnostico de desordem de ansiedade com a Escala de Transtornos de Ansiedade entre um e logo de 16 dias da intervenção.

A equipe estudou também os sintomas ao começo do estudo e as duas, quatro e seis semanas da intervenção.

O 60 % das mulheres do grupo que tinha realizado exercícios de resistência, o 40% do grupo que fez atividade aeróbica tiveram uma melhora e o 3% do grupo na lista de espera tiveram um alivio do diagnostico de ansiedade.

Os sintomas às seis semanas eram mais baixos nos grupos treinados que no grupo controle.

Os médicos asseguram que há uma necessidade de explorar os efeitos do treinamento físico em outros problemas que estejam relacionados com a desordem de ansiedade, entre as que se incluem a diminuição da atenção e os problemas emocionais.

A prática de exercícios físicos favorece:

·        Melhora a respiração, ritmo cardíaco e sistema vascular.

·        Maior força, resistência e densidade muscular.

·        Maior flexibilidade.

·        Melhor funcionamento da digestão e do intestino.

·        Reduz a tensão, insônia e depressão.

·        Aumento da interação social.

·        Melhora da estética corporal.

Deixe seu comentário

Navegar

Calendário

Agosto 2014
S T Q Q S S D
« Abr    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias

Links