14 Março 2011

Hipotônica, isotônica e hipertônica

Postado por admin na categoria: Dieta e nutrição .

Consideram se bebidas esportivas aque­las que possuem grande capacidade de re hidratação. Podem ser divididas em duas categorias principais: bebidas para repor líquidos ou bebidas de carboidratos.

As primeiras são soluções diluídas de eletrólitos (mas o único importante é o sódio) e açúcares (carboidratos). Os açúcares adicionados mais comuns são glicose, sacarose. frutose e polímeros de glicose (maltodextrinas). O propó­sito principal destas bebidas é repor o líquido mais rapidamente que a água, mas os açúcares extra também ajudarão a manter os níveis de açúcar no sangue e poupar glicogênio.

As bebidas de carboidratos (energéti­cas) fornecem mais carboidratos na sua composição por 100ml. a uma osmolaridade mais baixa ou igual que a mesma concentração de glicose, contribuindo com líquidos e usando prin­cipalmente polímeros de glicose (mal­todextrinas).

Existe no mercado grande quantidade de marcas comerciais que fabricam diferen­tes bebidas para esportistas. Em geral, podem ser classificadas em tres:

1- As bebidas hipotônicas são aquelas que apresentam uma concentração de solutos (substancias dissolvidas no líqui­do, tais como hidratos de carbono e ele­trólitos tais como sódio e potássio) infe­rior à do plasma sanguíneo; ou seja, estão menos concentradas que o plasma e são absorvidas mais rápido que a água. Geralmente, após exercícios moderados de me­nos de uma hora, não é necessário consu­mir eletrólitos, já que é suficiente beber água antes, durante e depois do exercício físico, de forma de estar bem hidratado. A água, em combinação com uma dieta equilibrada, proporciona ao organismo os níveis necessários de eletrólitos.

2- As bebidas isotônicas possuem uma concentração de solutos igual à do plas­ma, e, portanto, são absorvidas tão rapi­damente quanto a água ou mais rapida­mente, proporcionando o equilíbrio ideal entre re hidratação e reabastecimento. Se o exercício for intenso, se o ambien­te for quente e se a pessoa suar muito, tomar uma bebida isotônica ajuda a repor líquidos, eletrólitos e energia (gli­cose) perdidos durante o esforço; atra­sa a fadiga, evita lesões causadas pelo calor (cãibra), melhora o rendimento e contribuí para uma recuperação mais rápida. As bebidas isotônicas servem também para acelerar a recuperação em caso de diarréia, já que como pos­suem composição similar à do soro oral vendido nas farmácias, e tem melhor sabor, geralmente são mais toleradas, se tornando a melhor forma de beber líquidos para os que não gostam de beber somente água, como no caso de crianças e idosos.

3- As bebidas hipertônicas têm uma concentração superior motivo pelo qual são absorvidas mais lentamente. São apropriadas para esforços prolongados realizados em tempo frio, momento em que a perda de suor é pequena e não é necessário repor tanto líquido mas é preciso ganhar carboidratos.

1 Comentário

Domingos Manuel Antonio Disse:

7 Março 2012 at 6:20.

gostei de ver como foi resumido o apontamento, continuem assim para nos facilitar os nossos trabalhos, de pesquisa

Deixe seu comentário

Navegar

Calendário

Setembro 2014
S T Q Q S S D
« Abr    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Categorias

Links